Ubuntu é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ - u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/), diretamente traduzido como "humanidade para com os outros" ou "para seres humanos" (tem quem diga que uauário de linux ñ é deste planeta). Diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão (em inglês) e pela filosofia em torno de sua concepção.
A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.
A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade.
Há vários meses a distribuição Ubuntu está em primeiro lugar no Distrowatch [1], site especializado em catalogar o desempenho e uso das milhares de distros Linux.
" muitos pensam que usar o Linux é coisa apenas para profissionais altamente qualificados na área de computação; outros acham que dá muito trabalho usá-lo; muitos afirmam que se trata apenas de um software para servidores; há quem acredite que terá que reaprender a usar o computador após instalar o Linux; por fim, há quem julgue o Windows melhor, mesmo nunca tendo utilizado outro sistema operacional;"
O Ubuntu 7.10 é muito fácil de ser usado até mesmo quem nunca teve contato com um sistema Linux, o medo de usar o linux é pelo simples fato de estar acostumado com outro sistema operecional.
Certamente se vc só só tivesse usado somente o linux até hoje teria dificuldade se começasse a usar o Windows e vice-versa.
Vc também poderá optar pelo Dual-boot, ou seja, se vc tiver o Windows poderá ficar com os dois, escolhendo qual sistema que quer usar ao iniciar o pc.
A instalação é muito simples, colocarei alguns links que poderá ajudar usuários iniciantes.
O blog Segunda Função recomenda o Ubuntu, veja o desktop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário